Extraindo o máximo da ambientação

Planejar o processo de compra aumenta a conexão com o consumidor, melhora o posicionamento da marca e amplia as vendas. Móvel é uma categoria de produto na qual a loja física ainda exerce papel preponderante na concretização da venda. 

DICAS DA CAEMMUN
Para a Caemmun, empresa do Grupo Munhoz Caetano, ao planejar a exposição do produto, o lojista deve considerar se o produto é lançamento, produto normal de linha ou item em promoção. A partir dessa definição, deve atentar-se para os elementos:

1 - VITRINE
Poderosa ferramenta de comunicação do PDV que estimula o cliente a entrar na loja. Caso a loja não tenha vitrine, pode-se criar miniambientes no interior da loja, combinando-se diferentes produtos. Por exemplo, sofá, estante mesa de centro e elementos decorativos.

2 - LUZ
Destaca a identidade da marca e permite que o consumidor visualize melhor o produto e seus detalhes. A boa combinação de cor e iluminação pode seduzir o cliente a entrar na loja e comprar. Caso não seja possível investir no sistema de iluminação da loja, é possível instalar spots de luz focalizada, para destacar os itens desejados. Até mesmo, o uso de abajur, ajuda a dar um toque de aconchego ao ambiente.

3 - COMUNICAÇÃO
Materiais publicitários e displays podem ser utilizados para reforçar argumentos de venda e apresentar características dos produtos. Os catálogos também são uma excelente oportunidade para apresentar outras linhas ou produtos que possam compor o ambiente. Splashs ou minicartazes no produto indicando valores, parcelamentos de venda, ajudam o consumidor a atender os benefícios e a oferta apresentada.

4 - LOCALIZAÇÃO
Uma maneira eficiente de exibição dos produtos é mudá-los de lugar. As modificações devem ocorrer, no máximo, a cada dois meses para promover a sensação de novos produtos e atrair o cliente para novas compras. Uma parede móvel, por exemplo, possibilita a mudança de visual da loja, podendo indicar promoções, datas comemorativas ou ainda produtos exclusivos.

Glaucia Cavallini observa que uma loja bem ambientada e com informações claras sobre os benefícios do produto encanta o cliente e o ajuda na decisão da compra. "A limpeza da loja e dos móveis é essencial. Pode parecer algo que não precisa ser dito, mas muitos lojistas esquecem de limpar os móveis no PDV, desprezando o perdil do consumidor brasileiro que gosta de tocar no produto", salienta.

BOAS PRÁTICAS

Para esclarecer dúvidas sobre a exposição de produtos no ponto de venda a Caemmun desenvolveu o e-book "Boas Práticas para o Varejo de Móveis", que contém um capítulo específico voltado para boas práticas de venda.

A Caemmun mantém um Blog atualizado semanalmente, com posts sobre decoração, consumo, inspiração, design, inovação e estilo.

O e-book está disponível para download, acesse: http://news.caemmun.com.br/boas-praticas-para-o-varejo-de-moveis