A Caemmun, uma das principais indústrias moveleiras do polo de Arapongas - PR, recebeu o selo de certificação Great Place to Work 2017. Organizado pelo Instituto GPTW, a certificação é o reconhecimento das melhores práticas realizadas pela empresa que contribui para que todos os funcionários tenham um bom ambiente de trabalho. A avaliação identifica as melhores empresas para trabalhar e baseia-se na pesquisa, que mede, nacionalmente, o que os colaboradores dizem sobre as organizações em que fazem parte. Com o selo, a Caemmun entra para o grupo de empresas brasileiras com o melhor ambiente de trabalho, focada no desenvolvimento profissional e oportunidades. Promover um ambiente de trabalho saudável contribui para retenção, atração e desenvolvimento de talentos. Este é um dos pilares estratégicos e prioridade da gestão de recursos humanos da indústria. A certificação foi uma conquista e reflexo das ações e práticas de melhorias implantadas ao longo do ano. "Trabalhamos constantemente para que nossa cultura organizacional se torne cada vez mais reflexo de orgulho e pertencimento pelos resultados alcançados, pois sabemos que isso gera melhores resultados para toda a empresa. Afinal, acreditamos que quando o funcionário está feliz ele trabalha com mais satisfação e empenho", destaca Ana Claudia de Lima, gerente de recursos humanos, da Caemmun.

Segundo Eliane Nogiri, diretora executiva do Grupo Munhoz Caetano, a preocupação da empresa em oferecer um bom ambiente de trabalho, mantendo o respeito entre as diferenças e proporcionando flexibilidade é constante. “Ser certificada com uma ótima empresa para se trabalhar é muito importante para nós. Essa certificação legitima organizações que valorizam pessoas e para a Caemmun, que acaba de completar 25 anos, esse reconhecimento foi recebido como um presente para todo o time que faz parte dessa conquista", destaca.
Os resultados foram muito significativos para o segundo ano de participação do processo de avaliação da empresa. A Caemmun foi certificada e os resultados da evolução foram acima da média. Para a diretoria as boas práticas aplicadas e a transparência nos processos fizeram a diferença. Os desafios com essa conquista aumentaram, para o próximo ano a perspectiva da companhia é aumentar a pontuação para alcançar o ranking das melhores empresas do Paraná. "Reter talentos, atrair melhores candidatos, valorizar e promover desenvolvimento dos colaboradores que fazem parte de toda a história da Caemmun são imprescindíveis para a combinação de uma série de atitudes que criam um ambiente de trabalho favorável", avalia Diego Munhoz, diretor comercial e de operações da Caemmun Movelaria.
Não são apenas os funcionários e o mercado que ficam de olho em empresas com boas práticas de gestão de pessoas. Fornecedores e Clientes do setor também ficam atentos para indústrias que mostram solidez e robustez em práticas de gestão de pessoas. Pautada em valores como respeito ao ser humano, trabalho em equipe e simplicidade nos relacionamentos a Caemmun se sobressai nessas avaliações. "Com o desenvolvimento de nossos colaboradores, surge a confiança mútua, fator imprescindível para construção de relacionamentos de longo prazo. Quando todos possuem um mesmo propósito fica mais fácil atingir resultados como a certificação do Great Place to Work e acumular tantas conquistas que nos enchem de orgulho", ressalta Roberto Caetano, presidente da Caemmun.

Ações internas: a Caemmun preparou diversas ações para comemorar com seus colaboradores a certificação do GPTW. O planejamento da campanha de divulgação envolveu os colaboradores nas peças de comunicação. Funcionários das duas unidades fabris de Arapongas e Sabáudia, Paraná, foram escolhidos para representar todo o time. Além disso uma ação de endomarketing foi criada nas fábricas, um papel de parede foi aplicado para que recebesse a assinatura dos colaboradores da empresa, destacando o sentimento de pertencimento pelo resultado e distribuição de brindes com o mote da campanha: #orgulhodesercaemmun. As ações e toda a comunicação pode ser conferida nas redes sociais da Caemmun Movelaria.